jan 21, 2014

Postado por em Desenvolvimento, Destaque, Notícias | 0 Comentários

UX: Como seus olhos se movem em uma página web

Criar um site bem sucedido envolve mais do que apenas um projeto visualmente atraente. Os sites mais eficazes criam uma experiência do usuário (UX – User Experience) satisfatória, com base em como os consumidores acompanham e leem as informações na página, além de saber a importância das cores.

Uma organização visual que combina cores e imagens bem distribuídas em uma página pode determinar a permanência do cliente no site. Tomar cuidado na hora de montar o layout da página é essencial para definir as primeiras impressões do usuário sobre o web site, ou seja, melhorar a experiência do usuário (UX).

UX

Estudar como os olhos dos clientes se movem em uma loja virtual (e-commerce) é um dos grandes passos para permitir que ele permaneça e preste mais atenção ao seu produto.

Pesquisas apontam que um dos pontos mais importantes na hora de montar um site e melhorar a taxa de conversão dos e-commerces é atentar-se a técnica chamada de Eye Tracking (rastreamento do olho). Esse rastreamento refere-se aos caminhos completos que o olho humano tem quando se olha para uma página da web, o que também faz parte dos estudos de UX.

Segundo o Eye Tracking o primeiro ponto de atenção dos clientes quando acessam um site é focar a primeira figura grande e central que aparece na tela. Normalmente essa imagem traz uma pessoa ou um produto em destaque. Em seguida é que o usuário direcione seu olhar da direita para esquerda, de baixo para cima, local onde geralmente fica o logo da empresa, no canto superior direito. A tendência depois é que o olhar se arraste da esquerda para direita pelo nome do produto em destaque (ou pela barra de categorias, caso ainda esteja procurando algo), o preço e, por fim, botão de comprar, posicionado a direita.

Outros pontos também são considerados importantes, de acordo com o Eye Tracking, são eles: o campo de descrição do produto, mais imagens / vídeos e local onde se faz o login, além de imagens grandes, palavras e cores. É provado cientificamente que as cores causam sensações e podem influenciar nas compras.

O site Kissmetrics desenvolveu uma pesquisa com informações sobre o poder de influência que as cores possuem na hora da compra on-line. Confira abaixo:

– O amarelo causa otimismo, alegria. É indicado para o público infantil e jovem;

– O vermelho causa o aumento dos batimentos cardíacos e provoca sensação de urgência. É utilizado para liquidações e lojas de fast food;

– O azul provoca sensação de confiança e credibilidade, é usado por bancos e universidades;

– O verde tranquiliza e é a cor melhor processada pelos olhos;

– O laranja é uma cor de grande impacto e provoca respostas imediatas ao invés de apenas gerar memorização;

– O preto remete ao luxo e é utilizado para este tipo de segmento;

– E por último, os tons de roxo e lilás são utilizados pela indústria de cosméticos, já que acalmam e tranquilizam.

E você, imaginava que tudo isso deveria ser revisado antes de montar um site? Nós, da Esfera Informática, sabemos disso e pensamos em cada detalhe! Venha conhecer mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *