nov 19, 2013

Postado por em Destaque, E-mail Marketing, Notícias | 1 Comentário

Marketing digital garante boas vendas para o Natal

O fim de ano é uma época excelente para movimentar todo tipo de mercado, principalmente o de e-commerce, que se tornou uma alternativa mais confortável e viável para as pessoas. Mas é preciso ficar atento, já que muitos lojistas cometem grandes erros no anseio do grande faturamento.

O maior erro que ocorre entre os lojistas é investir em grandes campanhas de marketing digital que não são produzidas por profissionais qualificados, o que pode gerar um alto custo para pouco resultado.

marketing digital

Para quem pretende investir em marketing digital e garantir um bom faturamento na temporada de vendas do Natal é importante ter em mente que é possível iniciar um projeto a curto prazo, porém é essencial desenvolver um planejamento de marketing bem elaborado. Investir sem estratégia pode ser o caminho para o seu fracasso, acredite.

Numa época em que ocorre um aumento considerável de empresas que procuram por esse serviço, os preços dos canais de divulgação online consequentemente crescem, isso é também chamado de lei da oferta e da procura. Isso pode ser percebido realizando uma breve pesquisa no Google Adwords, onde é possível perceber que quanto mais empresas compram uma determinada palavra-chave, mais cara ela passa a ser.

Dessa forma, as palavras que são consideradas mais atrativas tendem a ter um preço mais elevado. Para contornar essa situação, é possível comprar algumas dessas palavras alguns meses antes, assim, quando chegar a época de Natal, a campanha do anunciante já terá um bom histórico e estará bem posicionada.

Para quem acredita que não há mais nada a ser feito nesses poucos dias que antecedem o Natal, separamos dicas que vão te fazer mudar de ideia e investir agora mesmo em uma estratégia de marketing digital:

1) O foco está em potencializar o que está em funcionamento e não em montar uma nova estratégia, principalmente se esta não for desenvolvida e acompanhada por um profissional especializado. Nessa época as grandes empresas trabalham com estratégias mais agressivas, como por exemplo, oferecendo frete grátis, dificultando a atividade de empresas menores.

2) Utilize a técnica da diferenciação. Deixe a loja virtual customizada, com a temática natalina. Essa é uma forma simples, porém eficiente de chamar a atenção do consumidor. O mesmo vale para a disponibilidade de produtos sazonais, que possuem maior saída nessa época.

3) Crie embalagens e kits especiais de Natal. Eles expressam o cuidado da loja em oferecer não só um produto de qualidade, mas que também se preocupa com a apresentação do mesmo.

4) Invista em promoções nas redes sociais de sua loja virtual ou ofereça descontos do tipo: compre 3 e pague 2.

5) Estabeleça uma relação com o consumidor que vá além da comercial. Mostre que sua loja se preocupa com o feedback e satisfação da compra. Esclareça assuntos relacionados a trocas, caso seja necessário. Parecem detalhes, mas eles podem se tornar grandes barreiras no momento de decisão.

6) Outra questão muito importante é o prazo de entrega, principalmente no período de final de ano, em que ocorre uma maior demanda. Muitas empresas dependem dos serviços dos Correios, então, é preciso prever possíveis atrasos nas entregas, e já ter planos para contornar os imprevistos que possam vir a acontecer. Uma boa alternativa é manter uma empresa de logística parceira na reserva.

Com isso é possível perceber que são diversas questões que devem ser levadas em conta, e que fazem do marketing digital um dos grandes responsáveis para melhorar e ocasionar uma mudança nos e-commerces.

O ideal é não deixar para pensar em melhorias no marketing digital somente nas datas comemorativas, e sim tornar essa ferramenta um aliado da empresa durante o ano todo. Assim, a loja virtual consegue passar por essas épocas com a plataforma de e-commerce preparada para receber maior volume de tráfego e gerar mais vendas.

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  1. Sim, bom saber disso. É uma alternativa interessante.

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