set 11, 2013

Postado por em Desenvolvimento, Destaque, Notícias | 0 Comentários

HTML5: Entenda como a linguagem se tornou revolucionária

­O código HTML está presente em tudo o que envolve a web. Ele está lá, escondido, mas é muito mais importante do que se pode imaginar. Para quem não conhece, o HTML5 é uma linguagem de marcação de hipertexto para apresentar e estruturar o conteúdo na web. Sua principal característica são as tags.

Conheça a linguagem HTML5 que revolucionou a navegação na web

Conheça a linguagem HTML5 que revolucionou a navegação na web

A última atualização do HTML ocorreu em 1999, e desde então a escrita nas páginas da Web já passou por muitas mudanças, mas foi com a chegada do HTML5 que ficou ainda mais fácil navegar pela internet. O HTML5 trouxe novas funções como as tags <video>, <audio> e elemento <canvas>, além da possibilidade de assistir vídeos do Youtube sem a utilização do Flash. A evolução do HTML influenciou a forma como os navegadores fazem a leitura dos códigos de programação e montam as páginas web para o internauta.

O HTML5 trouxe também algumas tags que possuem relevância para os profissionais de SEO. Para um site, o SEO Interno tem como principal pilar a linguagem HTML e suas tags, que, se usadas corretamente, podem causar um grande impacto nos mecanismos de busca. Conheça a seguir algumas dessas tags e esteja sempre atento às mudanças:

Tags HTML5:

 

Tag <article>

Essa tag é utilizada para marcar o conteúdo de blogs, revistas e jornais on-line ou de qualquer conteúdo nesse sentido. Um texto que estiver dentro desta tag provavelmente vai possuir uma maior relevância para os mecanismos de busca.

Tag <aside>

Tag usada para agrupar informações relacionadas ao conteúdo principal. Podem ser informações de publicidade, menus, comentários sobre o artigo ou informações adicionais.

Tag <nav>

Essa tag define a seção de links de navegação. Foi desenvolvida para indicar que um determinado bloco é um bloco de navegação.

Tag <footer>

A tag <footer> é usada para desenvolvimento de rodapés de uma seção ou de uma página, com informações sobre o autor do documento, informações de copyright, links para termos de uso ou informações de contato.

Tag <section>

Normalmente um site é dividido em várias seções, cada uma com seu significado, carregando informações de diversos assuntos. A tag <section> é usada usada para identificar grupos de conteúdo temático dentro da página, separando cada um deles.

Quer entender mais sobre o HTML? Acesse o link e conheça tudo o que a nova versão trouxe de novo.

Ficou interessado pelo assunto e quer aprender ainda mais? Assista o vídeo de uma palestra sobre programação com HTML5.

Deixe uma resposta.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *