Postado por Esfera em Business Intelligence, Destaque, Notícias | 0 Comentários
Vantagens de adotar o BI em pequenas e médias empresas
Business Intelligence (BI) é essencial para o desenvolvimento de estratégias efetivas para o crescimento de um negócio. O feeling pode até ajudar o empresário, mas certas decisões podem e devem ser baseadas em dados.
Pequenas e médias empresas enfrentam desafios diários para equilibrar o orçamento, aumentar a competitividade, minimizar a rotatividade de colaboradores, tudo isso sem perder o foco no cliente e nas vendas. Neste cenário, muitos empresários sequer conseguem identificar com precisão os reais problemas e oportunidades que estão à sua volta.
Como utilizar a tecnologia em favor do seu negócio
Atualmente, a tecnologia está cada vez mais acessível e pode ser utilizada para melhorar a gestão e o desempenho das pequenas e médias empresas. Ao contrário do que muitos pensam, a implantação e manutenção de uma plataforma de BI não exige grandes esforços.
Se for bem estruturada e administrada, a ferramenta pode agregar valor à empresa, gerando maiores lucros e aumentando a produtividade. O tempo perdido com planilhas, gráficos e relatórios pode ser investido em tarefas muito mais úteis, como a análise de dados e a definição e execução de estratégias.
Por meio de um software de BI os mais diversos dados da empresa são extraídos, refinados, combinados e tratados. O resultado é um conjunto de informações consistentes, apresentadas de forma clara e organizada, com o nível de detalhamento necessário.
As informações geradas pelo BI são exibidas em dashboards, ou painéis, permitindo o acompanhamento dos dados em tempo real. A organização das informações no dashboard possibilita uma visão ampla não somente da empresa, mas de sua base de clientes, dos fornecedores e do mercado.
O acesso facilitado aos principais indicadores do negócio contribui para a agilidade na tomada de decisões. Com o business intelligence, o empresário consegue respostas rápidas e precisas a perguntas relacionadas a onde, quando, quanto, quem e como.
Mais do que um diferencial, a empresa que souber atuar com base em informações estará mais preparada para identificar os riscos, contornar os problemas e aproveitar as oportunidades.