maio 2, 2013

Postado por em Destaque | 0 Comentários

Big Data: o aliado perfeito dos esportistas

O “Big Data” agora tem novos adeptos onde, treinadores e técnicos de esportes não podem mais focar seus esforços apenas nos treinamentos e rendimentos físicos dos atletas. Para auxilia-los, o Big Data contribui para identificar o potencial de cada atleta.

Em uma partida de futebol, por exemplo, é importante saber quais os jogadores que se destacam mais na corrida, no passe de bola ou nos chutes mais precisos, assim os profissionais do esporte tem em mãos uma ferramenta para se destacarem entre seus concorrentes e aumentar a probabilidade de vencer os jogos.

Esses dados estáticos precisam ser analisados e explorados ao máximo, trazendo informações importantes para os técnicos e treinadores, alinhando cada jogador a seu potencial e posicionamento das suas estratégias, utilizando vantagens que sem o Big Data não poderiam ser identificadas ou visualizadas pelos treinadores.

O filme “Moneyball – O homem que mudou o jogo” mostra isso claramente quando o gerente geral do Oakland Athletics, não está feliz com a derrota de seu time para o New York Yankees na pós-temporada de 2001. Quando o gerente do Oakland Athetics conhece um jovem recém formado  em economia que possui ideias radicais de como avaliar cada jogador. Assim eles conseguem alavancar o time focando em jogadores de custos mais baixo e com potenciais específicos.

Abaixo você pode ver o trailer e compreender melhor sobre a historia de como o gerente geral do time do Oakland Athletics conseguiu mudar o jogo com base em dados dos jogadores.

 

O Big Data proporciona ao gestor ou administrador uma ferramenta que revolucionou a forma em que são analisados cada informação coletada durante uma operação, essas informações são ainda mais relevantes quando analisadas em tempo real.

Outro exemplo na prática pode ser uma loja de e-commerce, onde campanhas podem ser acompanhadas e modificadas conforme a quantidade de produtos vendidos, se no caso um produto tiver um aumento de vendas significativa no site e o estoque acabar, esses dados podem ser verificados imediatamente para que a campanha seja voltada para outro produto com um estoque maior.

Com o avanço da mobilidade, os smartphones podem contribuir como ferramenta de visualização desses dados coletados pelo Big Data e assim dar poder de decisão com uma precisão maior e em tempo real.

Fonte: SAP Brasil

Deixe uma resposta.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *