abr 16, 2015

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Internet das Coisas: Qual a sua importância?

Você sabia que o termo Internet das Coisas surgiu em 1999, quando o pesquisador britânico Kevin Ashton, conceituou o termo como sendo o momento em que dois mundos distintos, o dos humanos e o das máquinas, se encontram?

A Internet das Coisas representa um cenário atual em que os computadores passam a operar em favor dos benefícios dos valores perpetuados pelas pessoas.

Internet das Coisas

O conceito de Internet das Coisas (ou em inglês, Internet of Things, da sigla, IoT) já existe há muitos anos, mas só agora está se popularizando, já que atualmente as pessoas se deram conta de que esse tipo de tecnologia avançada mudará o rumo de suas vidas.

Há alguns anos atrás, apenas celulares e computadores estavam conectados à web. Hoje, já são carros, eletrodomésticos, sensores industriais e até mesmo dispositivos médicos que estão on-line.

Um bom exemplo da introdução da Internet das Coisas no nosso cotidiano pode ser vista no refrigerador lançado pela Brastemp, o Side Inverse. Ele possui painel com scanner que registra os alimentos recém-comprados, armazena a data de validade dos produtos e envia notificações para o smartphone do usuário, alertando sobre os mantimentos vencidos, além de disponibilizar uma lista de compras que pode ser enviada por QR Code para o celular.

Aproveite a tendência do IoT!

Com a introdução dessa tecnologia cada vez mais presente, essa é a hora de embarcar com quem já está trabalhando com o IoT e descobrir novas formas de usá-la e otimizar o dia a dia das pessoas.

Para isso, é preciso ter em mente que a sua ideia precisa estritamente: resolver um problema, criar novas oportunidades e gerar receita. São duas as vertentes que podem lhe abrir portas para esse mundo de criação:

– Investir em novos dispositivos que agregue maior valor para os usuários do que um dispositivo não conectado e principalmente, entregue novas funcionalidades.

– Investir em aplicações que tenham como objetivo processar, analisar ou usar os dados que são gerados pelos produtos IoT.

Com um mar de possibilidades para trabalhar com Internet das Coisas é necessário ousar. E sua empresa, já se jogou nessa nova tendência?

 

Informações: Revista W

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