out 10, 2013

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Business Intelligence: sete dicas para sua otimização

O business intelligence já é realidade e muito utilizado pelas grandes e até mesmo pequenas empresas. Gestores de T.I. estão explorando cada vez mais os recursos e ferramentas oferecidas pelo business intelligence com a intenção de focar nas estratégias específicas da empresa.

Contudo, é preciso saber empregar todas as ferramentas do business intelligence. Para te ajudar, separamos sete dicas sobre como utilizar de forma mais eficiente o business intelligence e atingir bons resultados:

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 7 dicas para otimizar os recursos de Business Intelligence:

1- Configure a solução para o negócio

É necessário que o profissional dessa área trabalhe junto com as áreas de negócio, para criar processos certos para extração da informação. Inicialmente, é necessário ter uma visão clara de como a informação vai gerar valor para a organização.  É imprescindível pensar nas intervenções no negócio que você espera obter das ferramentas de business intelligence e saber claramente de onde virá o benefício para o negócio. Assim você poderá configurar as ferramentas e os processos.

 

2 – Consolide suas ferramentas 

Evite ter mais ferramentas do que o necessário, isso vai te tirar o foco. É comum encontrar diversas organizações que acabam tendo grupos diferentes de pessoas fazendo análises semelhantes com ferramentas diferentes, isso gera uma confusão desnecessária. Para melhorar isso, consolide os sistema, empregue o número mínimo de ferramentas necessárias para executar o trabalho.

 

3 – Acrescente dados ao data warehouse

Quando se trata de data warehouse, a recessão econômica atual é uma ótima oportunidade para a organização rever o que está perseguindo e colocar mais dados de operações de negócio no funil a fim de obter economias adicionais. Mas é necessário ser muito seletivo quanto ao que será acrescentado. Adicione dados de call centers, web logs ou outras fontes. A pergunta que as companhias precisam fazer nestes tempos é: “O que será que eu tenho, que eu posso colocar no data warehouse a um custo relativamente baixo?”

 

4 – Novos mercados pedem novos modelos de dados

Existem organizações que estão passando por uma grande mudança de estratégia: de ofertas de produtos de alto valor a ofertas de produtos de baixo custo. Porém, empresas que não podem competir no mercado de baixo custo precisam descobrir um meio de galgar a cadeia de valor e, para alcançar seus objetivos, estão usando ferramentas de business intelligence.

 

5 – Utilize melhor os dados que possui

Na maioria das empresas, cerca de 80% da informação está sem uma estrutura bem definida e, portanto, não disponível para qualquer sistema padrão de gestão de base de dados. O que implica que grande parte da informação empresarial, incluindo documentos de Word, planilhas eletrônicas, PDF’s e e-mails, não estão disponíveis para os analistas. Olhe para eles com mais atenção. Recompilar todo esse conteúdo para um sistema de pesquisa empresarial, em um processo polivalente que combine diversos tipos de informação e técnicas de integração, pode ser um caminho viável.

 

6 – Ajude os usuários a entenderem os dados, não apenas as ferramentas

Não adianta aumentar o número de usuários com acesso a ferramentas de Business Intelligence se eles não souberem empregá-las. Mas esse não é o maior problema quando se trata de educar o usuário. A tendência tem sido um front end mais simples e mais intuitivo. E, sem dúvida, os dashboards ajudaram nisso.

 

7 – Mantenha os modelos bem definidos

Certifique-se de que você tem um modelo de dados claro e consistente antes de trazer novos dados para o seu data warehouse ou importá-los de alguma outra parte do negócio. Os novos dados têm de estar em conformidade com o modelo adotado.

 

Fonte: UOL

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  1. Nossa, óóótimo o texto! Adorei, adorei! Podiam enviar o post pro e-mail tb:(

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